Retorna à página inicial Conheça a CPS Conheça nossos produtos Veja quem já é cliente Fale conosco
  :: CPS / Empresa / História da CPS
 

História da CPS

A CPS foi fundada em 19 de novembro de 1984 por um grupo de cinco técnicos que, à epoca, já possuiam uma vasta experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas na área financeira habitacional. Isto por si só definiu o perfil inicial de atuação da empresa, voltado para a área financeira, ou mais especificamente para a área bancária.

Aos sócios logo se uniu uma equipe de colaboradores de alto nível composta de analistas de sistemas, programadores e analistas de negócios, que já trabalhavam em conjunto com os membros da diretoria na empresa da qual todos se originaram.

Durante pouco mais de dois anos, a CPS foi responsável pela manutenção do sistema de controle de mutuários do maior agente financeiro da habitação no país, a Caixa Econômica Federal, sistema este que havia sido desenvolvido originariamente pelos técnicos que hoje atuam na CPS.

Em 1987, a CPS passou a desenvolver sua própria solução para a área financeira imobiliária, o SICOM - Sistema de Controle de Mutuários. Uma vez que o SICOM é um sistema que opera em computadores de grande porte ("mainframe") a CPS passou a oferecê-lo ao mercado por meio de uma parceria com a Montreal Informática, empresa que possui um grande parque de processamento de dados, capaz de operar o sistema. No final daquele primeiro ano, o produto já contava com sete usuários.

Durante toda a década de 90, a trajetória da empresa foi de crescimento, com a ampliação de sua carteira de usuários, contando com mais de 30 agentes financeiros, incluindo: bancos comerciais, múltiplos e estaduais, sociedades de crédito imobiliário, fundações habitacionais e companhias de habitação.

Durante esse período, a CPS também desenvolveu sistemas sob encomenda para o setor financeiro, tendo sido responsável durante vários anos pela manutenção do sistema de caderneta de poupança utilizado por um de seus clientes da carteira imobiliária.

Hoje, a CPS esta em processo de consolidação de seus produtos, que encontram-se todos operando na plataforma distribuída com sua nova marca denominada do "CREDITOOLS". Além de aprofundar no relacionamento com os usuários de seus sistemas, em que buscamos:

  • Tornar a operação dos produtos cada vez mais simples, com o acesso on-line ao sistema exclusivamente através de intranet/internet.
  • Ampliar a abrangência dos sistemas para a área financeira, visando atender as demandas por novos produtos, principalmente na área imobiliária e de securitização de créditos.
  • Consolidar o uso do aplicativo que automatiza as operações de fluxo e tramitação de processos e/ou de atendimento ao cliente (automação de workflow), voltadas principalmente para as áreas de originação de créditos dos agentes imobiliários do mercado

Todo este processo visa não só a manutenção da CPS dentro do segmento, além de sua expansão, como consequência da ampliação da abrangência de suas soluções, bem como pelo desenvolvimento de novos produtos, agregado à evolução dos produtos já existentes.

Linha de atuação Tecnológica

Antes mesmo deste termo se tornar um modismo em informática, a CPS já praticava "downsizing" como uma estratégia de construção de software. Essa idéia já existia no módulo principal do sistema, a época denominado SICOM e atualmente denominado CREDITOOLS, em que havia de um lado, a necessidade de utilização de computadores de grande porte, e de outro lado, a utilização - desde aquele momento - de microcomputadores para desenvolvimento de módulos periféricos.

Essa linha implicou na existência de dois grupos de desenvolvimento de sistemas na CPS: um grupo que atuava na manutenção do módulo processado em grande porte e o outro grupo com sistema nascidos na baixa plataforma. Esses grupos encontram-se em fase final de unificação, dependendo apenas da finalização da convergência das plataformas de desenvolvimento em andamento na empresa, onde atualmente se destiguem:

  • No ambiente Microfocus NetExpress, responsável pela manutenção do principal sistema de nossa carteira, o Creditools Financiamento;
  • No ambiente Windows, responsável pelas demais produtos disponíveis da carteira
  • No desenvolvimento da interface com o usuário utiliza-se a ferramenta Borland Delphi.
  • As aplicações são desenhadas para utilizar qualquer SGBD padrão SQL disponível hoje no mercado, tais como Oracle, Sybase ou Microsoft SQL Server.

A experiência nesses ambientes, permitiu à CPS o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, que viabilizaram fortemente na migração do SICOM, criado no "Mainframe"para o CREDITOOLS, hoje com seu processamento realizado em "Plataforma distribuída".

Voltar à Página Anterior   Voltar ao Alto da Página

 
Sistemas em mainframe

EMPRESA

- História da CPS

- Infra-estrutura

- Tecnologias

 
  Rua Juruá, 46 - 10° andar - Graça - Belo Horizonte, MG
Telefone: (31) 3303-1244 • Fax: (31) 3303-1222
Home | Empresa | Produtos | Clientes | Contatos
© 2009 CPS - Direitos Reservados | Termos de Uso